quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Cada um come o Adriá que pode

A Espanha tem se destacado nos últimos anos pela gastronomia, que alguns criticam por ser inovadora demais. O principal percursor dessa moda é Ferran Adriá que em seu El Bulli inventa esquisitisses que dizem ser maravilhosas como gelatina quente, espuma de caviar ou qualquer outro sabor, carne em pó, fumaça de sei lá o que mais... Nada fica em seu estado natural. Culinária experiência. A tal descontrução da comida! Sabor, textura, aparência - tudo fica diferente!

Eu poderia dar diversas desculpas para não ter ido e todas elas seriam verdade, como por exemplo, fica longe, no meio do nada, perto de Barcelona; não tinha "A" companhia ideal para essa aventura, e tenho medo de chegar num lugar desses e não conseguir comer nada (ja evolui bastante mas não sei se a esse ponto). Mas Adriá, Sergi Arola e outros chefs bam-bam-bans da Espanha são espertos e não deixam nenhum filão de fora.

É mais ou menos como se criassem restaurantes diversos com suas assinaturas para atender públicos diferentes (como se fosse um cartão de crédito normalzinho, depois o gold e o super platinum)! Eu fiquei no básico do básico mesmo.


O Fast Good é um fast food gastronômico moderninho e com qualidade (leia-se saudável). Nenhuma invenção da roda mas tem seu charme comer um hamburger Ferran Adriá! Entre saladas, sanduiches originais revisitados, paninis criativos, iogurtes com misturas diferentes, sorvetes idem, até um franguinho assado básico com batatas que parecia delicioso. Dá vontade de provar tudo! Por exemplo, na geladeira das frutas de sobremesa não resisti a maçã com manjericão que fresquíssima, fatiada, crocante e transparente, me deixou intrigada como é que ele faz aquilo!!!

Posso dizer que já comi Ferran Adriá! Tá certo que não foi ele quem fritou minha batata frita em azeite de oliva, mas é um programa bacana! Quem sabe um dia chego no El Bulli...

Um comentário:

Gastón disse...

Putz, eu adoro experimentar essas coisas diferentes. Uma vez vi um cara na TV falando sobre culinária desconstrutiva (chique isso...). O cara fez um chantilly de mandioquinha. Eu também faço culinária desconstrutiva. Espera até vc comer meu tijolo de arroz.