domingo, 4 de maio de 2008

Muito mais que apenas uma vez!

Mais um filme surpresa: Once ("Apenas uma vez"), que me faz escrever sobre 3 assuntos.

O primeiro é o filme em si. Um filme irlandês, de não tão boa qualidade de imagem nem de som, mas com uma linda história que gira em torno de música, essa sim de qualidade, e de amor! Um par de atores também de qualidade que cantam de verdade. Cantam até demais! Na verdade são cantores e não atores. Não é um musical mas as músicas são interpretadas na íntegra até os acordes finais. Vale a pena só por isso, e além de tudo por isso. Falling Slowly foi vencedora do Oscar 2008 de Melhor Música. Põe melhor música nisso!

- Curiosidade: os personagens principais não têm nome! Super sacada! Pode ser eu, você, qualquer um de nós!

- Cenas preferidas: ela arrastando o aspirador pela rua insistindo para estar com ele; ela saindo de pijama para comprar pilhas para o discman e continuar ouvindo e colocando letra na música dele; qualquer uma que apareça o violão dele, todo quebrado (que é o que ele usa na vida real); o produtor no studio não dando a mínima para aqueles estranhos e se rendendo no refrão; todos eles na praia jogando frisbee e comemorando o final da gravação; e muuuuitas outras!

Falando em música e no contexto do filme, divido com vocês o som dos Irreversíveis que eu imagino ter nascido e sido gravado como no filme, com seu cantor e suas composições, e uma alma feminina que aparece para colocar as coisas para funcionar. Essa é outra surpresa boa do fim de semana. Vale a pena! Faz tempo que não ouço alguma coisa brasileira (principalmente com uma voz masculina) tão boa! E não é MPB, nem sambinha, nem bossa nova! É maneiro, moderno, cool!

Voltando ao filme, que é uma história de amor que não se torna uma história de amor por causa da covardia, falta de coragem, como sempre e principalmente, de um homem. A frase do cartaz diz tudo: How often do you find the right person? Você acha a pessoa e vira as costas, mesmo sabendo que não foi a toa que ela apareceu na sua vida! E o babaca, depois de tudo o que ela faz por ele, mais que uma amiga, sem querer nada em troca,... Vai atrás da que largou ele. A cena final é de levar qualquer um as lágrimas! Moral da história: nem nos filmes nem na vida real não há lugar para as boazinhas, as companheiras, as que ajudam, insistem, motivam, põe para cima!

Vale a pena ver e ouvir Once muito mais que apenas uma vez! O mesmo para os Irreversíveis!

Valeu pelas dicas, Bro (filme) & Sis (disco)!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pra quem gosta de música e de amor, é um programaço. Leve o lenço e compre o disco.