quarta-feira, 7 de maio de 2008

No caminho tinha...

Meu caminho de casa para o trabalho consiste em andar uma quadra para a frente e duas para a direita. Existe a opção uma para a direita, uma para frente e mais uma para a direita, ou ainda duas para a direita e depois uma para a frente.

A ordem dos fatores altera o resultado? Aparentemente não.

Nessa minha "longa" caminhada até o trabalho, depois de algum tempo, passei a cumprimentar um porteiro daqui, um segurança dali, e hoje tenho que dar bom dia para uma meia dúzia. É um olá bem discreto, meio aquela balançada de cabeça, um aceno de leve para não dar muita intimidade. Mas sem deixar de ser simpática e de certa maneira também ficar protegida no quarteirão.

Mas eis que hoje, voltando para casa, fazendo o primeiro caminho (mais utilizado porque ando mais tempo olhando a praia), um dos meus "colegas", segurança do prédio mais caro do Leblon, resolve ir adiante do boa noite (já tinha dado bom dia de manhã):

- Desculpa perguntar, mas você tem dois empregos aqui no Leblon?
- Não!
- Ah... porque as vezes você passa mais de duas vezes por aqui.
- É porque as vezes tenho que ir em casa...
- Sei. Então tá.

Fala sério! O cara tá controlando meus horários, quantas vezes eu passo, e eu ainda dou explicação! Ele me pegou tão desprevenida que acabei respondendo. Por um momento achei que ele poderia estar me confundindo com alguém que ele viu trabalhando na padaria, ou na locadora, no banco, mas não! O cara fica em pé ali o dia inteiro, claro que vai ficar prestando atenção do que se passa (e quem passa) por na frente do seu nariz. E deve puxar papo com todas as domésticas, babás e velhinhos que passam por ali!

Mas comigo não! Principalmente perguntando quantos empregos eu tenho!! Quantas vezes eu passo por ali, infelizmente ele vai parar de contar porque o caminho 1 pra frente 2 pra direita vai ficar como última opção. Ou as próximas perguntas vão ser onde eu trabalho, onde eu moro, se sou casada... Aí vou ter que ser antipática! E ao invés de ficar protegida, vou ficar é com medo do observador!

Um comentário:

Gastón disse...

Claro, sem deixar de considerar que vc poderia ter vindo morar aqui em Sampa (não posso dar o braço a torcer por completo), morar no Leblon e andar 3 quadras pra trabalhar... god, isso deve ser bom. Com ou sem observadores (no seu caso, provavelmente com ;0)