quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

No mundinho fashion (e o efeito GB)


Desfile de moda é uma coisa muito estranha e quando juntam uns 10 desfiles no mesmo dia e no mesmo lugar, a coisa fica mais estranha ainda... É o que chamam de Fashion Week, que aqui é Fashion Rio.

Nada faz muito sentido para mim... Para começar, um monte de gente trabalha meses, para apresentar um show express de 5 minutos (pode ser mais ou menos mas a impressão é essa). No que você começa a entrar no ritmo, gostar da música, achar que as roupas estão ficando mais usáveis, e até se acostumar com aquele andar desajeitado das modelos prestes a quebrarem ao meio... ACABOU! Isso vem normalmente de um atraso básico de 30 minutos a 1 hora. Programa de índio, não?

Depois vem as estações: como pode em pleno verão apresentar coleção outono/inverno?? Venderia muito mais se fossem roupas de verão! Todo mundo ia sair de lá direto para as lojas comprar... Sei que a idéia é lançar as tendências da próxima coleção mas é difícil imaginar vestir aquelas roupas com 40 graus do lado de fora!

Outra coisa incrível é o público! Eu, como uma curiosa sobre o comportamento humano, dividi da seguinte forma:
* 9% dos presentes são as modelos que estão trabalhando (querendo um dia ser como Gisele Bundchen)
* 6% são jornalistas de moda realmente interessados nas passarelas (inclusive por Gisele Bundchen)
* 12% são jornalistas de revistas de celebridades e poderiam estar ali ou na Sapucaí que não faria diferença (desde que tenha ex-BBB e de quebra a Gisele Bundchen)
* 10% de mais um pouco de jornalistas e fotógrafos que se aproveitam da profissão para ganhar credenciais, filar uma boca livre e ver mulher bonita (e a Gisele Bundchen)
* 3% de gente que realmente trabalha com moda e vive do que vai ser mostrado ali (não está nem aí para a Gisele Bundchen)
* 10% de trabalhadores mesmo: seguranças, recepcionistas, distribuidores de brindes, ... (que não viram nem sombra da Gisele Bundchen)
* 4% de clientes das grifes que se sentem prestigiados e que provavelmente vão comprar aquelas roupas (exceto os da Colcci que vão só para ver a Gisele Bundchen mesmo)
* 5% de celebridades que não estão nem aí para os desfiles mas sabe que vão aparecer no GNT Fashion e na Caras se conseguirem uma fila A (e ver a Gisele Bundchen)
* 9% de curiosos que gostam de moda (mas não encaram uma confusão para ver a Gisele Bundchen) - é aqui que mais ou menos me encaixo!
* 20% de curiosos que não fazem idéia do que é moda (mas acham que vão ver a tal da Gisele Bundchen)
* 12% de gente que quer aparecer e pendura até melancia no pescoço (querendo aparecer mais que a Gisele Bundchen)

O povo acha que, como é "féshion", vale qualquer coisa! Minha vontade era ficar sentada só observando (e fotografando) as peças raras que circulam pela Marina da Glória nesses dias: árvores de natal completas, misturas de todos os tipos, dos mais altos scarpins as botas brancas de cowboy (passando pelos All Star cano baixo, alto, médio, super alto), óculos enormes,...

Tudo o que se acha no armário e fica na dúvida se é cafona ou fashion circula por lá. Aliás, existe uma linha muito tênue entre esses dois estilos sendo que o cafona acha o fashion cafona, e o cafona é cafona mesmo! Mas certos itens cafonas podem ser fashion, dependendo do ponto de vista... Aí que entra o kitsch, também conhecido como autêntico, "é cafona mesmo, so what?", tipo A Grande Família com Agostinho e suas combinações, a famosa jarra de abacaxi,... enfim, tudo que é exagerado. Mas kitsch até Gisele Bundchen pode...

Resumo da ópera: de tudo um pouco, muitos fotógrafos, muita gente interessante, muita gente estranha...

Para finalizar, uma dessas 500 fotógrafas veio pedir para tirar uma foto minha. O engraçado é que ela pediu em inglês, e eu respondi também em inglês. Mas agradeceu em português, e eu idem. Será que ela achou que eu era gringa? Ou será que ela era gringa? Anyway, espero que ela não seja fotógrafa de colunas de "certo e errado de moda", mas se for espero que ela não seja cafona para achar que o meu básico era cafona no meio de tanto fashion...

5 comentários:

Wilson disse...

Anna, o meu maior desejo é ver/ler a própria Gisele "radiografando" este universo... ai! ai! ai!

Bjs, Wilson

Gastón disse...

Se sair na Caras, favor compartilhar com os amigos rsrsrsrs. Muita gente "wanna be" nesses lugares mesmo. E quando juntam esses figuras, dá vontade mesmo de fotografar, lançar um livro sobre tipos esquisitos e ganhar uma grana com a cafonice alheia.

Anônimo disse...

Falando em Fashion week, que na verdade pouquissimo me interessa,..... adorei o "fashion" do Blog....
Uma foto sua, (parabens) novas cores as minhas preferidas.
Isso sim é que é Fashion, por isso foi fotografada.

Bjs

Anônimo disse...

ano novo! blog novo! ótimo o astral do novo layout. Parabéns!

Anônimo disse...

Qua, Qua,Qua!!! Adorei !!! Quanto mais porque trabalho neste evento daqui da Terrinha! Muito bem apanhado!!!
Beijos!!
JC