domingo, 18 de janeiro de 2009

Marouço


Terminaram o dia exaustas. Muito sol. Muita gente. E ainda era sábado... E a meteorologia previa sol para domingo também. Seria um fim de semana movimentado!

Passaram a tarde alternando momentos calmos com outros bem agressivos demonstrando que também têm mau humor, ressaca, TPM. São temperamentais e muito influenciadas pela lua, mas não acreditam em horóscopo.

De tanto estourar na areia, sentiam-se quebradas mas tinham que se recompor em questão de segundos. Têm o seu papel para cumprir ali com muitos e não podem decepcionar ninguém.

A começar pelos rapazes dourados com sua pranchas sob os pés. Se inflam para servir de passarela deslizante para o grande desfile mas também fazem questão de derrubar os engraçadinhos. É o auge de exibição. Dos dois lados. Um não vive sem o outro.

Também gostam de se transformar em espuma para ver as crianças achando que é possível pegá-las. Divertir os pequenos é uma das funções mais agradáveis. Apesar de, sem querer, derrubarem alguns castelos de areia. No horário da manhã normalmente ficam mais calmas para atender à esse público.

Sentem-se poderosas dando prazer ao refrescar tantos corpos quentes. Mas não gostam quando são apanhadas com um baldinho qualquer por algum medroso com medo de se entregar à um abraço salgado.

Dão gargalhadas ao assustar a platéia da primeira fila ameaçando invadir o espaço seco. Às vezes é só de brincadeira mas quando vem para valer, é o recado de quem é que manda ali, quem é dona do pedaço. Mesmo assim têm que engolir cada coisa que você jamais acreditaria...

Detestam os dias de chuva ou nublados quando ninguém liga para elas e ficam sem nada para fazer. Suas funções ficam limitadas aos habitantes do fundo do mar, ou seja, só obrigação sem diversão.

Mas é quando anoitece que elas fazem o que bem querem. Sem quase ninguém olhando, invadem a areia, fazem barulho, bagunça, guerra de espuma, busca ao tesouro, desafiam a maré, os pescadores e os peixes. Mas nunca dormem. No máximo um descanso rápido.

No dia seguinte começa tudo de novo, o vai e vem ininterrupto, o chacoalhar incansável, uma atrás da outra...

8 comentários:

IsABela araÚjo siLVA disse...

lindíssimo!
adorei.
deu até vontade de ir à praia, eu que não sou muito fã...

Calvin disse...

Retrato fiel do final de semana no Rio..!!
Curti isso tudo nas areias da Barra da Tijuca..!!

UtópicA disse...

Adorei a imagem nova do cabeçalho!
bjos e tenha um belo dia.

Sally Brown disse...

Lindo o texto, linda a foto!

Paulinha Costa disse...

Que vontade que me deu de ver o mar! Parabéns adorei! Muita sensibilidade.

Renatinha disse...

Delícia de texto!!!!
beijo
re

Wilson disse...

pois é, Anna, a foto nova do cabeçalho é linda... do kct!!!

Anônimo disse...

Amo o teu olhar pela lente da câmera.
Que lindo também a foto do topo, com a porta, a fechadura e o verde através do buraco...
Ops! Acabei nem lendo o texto...
Vou lá ler!
Beijos
e um 2009 com a sensibilidade cada vez mais apurada.