sexta-feira, 29 de agosto de 2008

The book is on the table

Minha relação com livros é uma coisa um pouco doentia. Fico maluca ao entrar numa livraria. Adoro o cheiro. Adoro as capas e sou capaz de comprar um livro só por causa delas. Adoro aquela quantidade toda de papel e de histórias junta num mesmo lugar. Adoro as pessoas que frequentam e analisar o que elas estão levando. Adoro ler os títulos (traduzidos e originais) e as orelhas. Tenho vontade de ter todos os livros do mundo.

Inevitávelmente saio com pelo menos 2 livros debaixo do braço. Aí vem outro problema: não consigo ler os livros que compro. Tenho uma pilha imensa e quero sim ler todos. Acabo então emprestando/dando para minha mãe já que meu pai quase não lê depois do advento Sodoku.

Entrar na Livraria da Travessa é um dos meus programas preferidos. Me sinto como uma criança em loja de doce! Eu poderia morar lá. Mas estou terminantemente proíbida! Só posso comprar um livro novo depois que terminar um velho.

Em Buenos Aires, na El Ateneo, por exemplo, evitei olhar os livros. Me contentei em fotografá-los (e que lugar para fotografar!!!). Ou quer apostar que eu iria sair carregada de livros em espanhol? Até em Madrid me empolguei uma vez e trouxe um exemplar para praticar (Un hombre util). Nunca abri, claro! Mas se alguém quiser emprestado, está às ordens!

Mas me sinto bem comprando livros, tendo os livros que quero ler. Me sinto um pouco mais informada só de ser dona das palavras, de tê-los perto de mim, na mesa de cabeceira. Às vezes engreno, às vezes empaco! Levo livros para passear comigo nas minhas viagens. Voltam intocados.

Tem as fases que o computador me suga, outras que são as músicas, ou a TV, ou cinema, ainda as revistas e ultimamente as fotos. Isso me afasta dos livros. Minha leitura tem sido o manual da câmera nova. E mesmo assim, tá empacada!

Outro dia fiz um exercício de estabelecer metas pessoais e profissionais para os próximos anos e um dos meus objetivos a curtíssimo prazo é LER MAIS! Começar com 1 livro por mês e depois ir aumentando o número. Esse fim de semana termino o que está parado (qual é mesmo? em que parte eu estou?) e setembro é o ponto de partida!

Um dia vou ser como a Cata que lê em média uns 5 livros por mês, que ainda me servem de dicas para comprar mais livros!

7 comentários:

UrbAnna disse...

Oi xará!
Que bom que vc gostou lá do urbanna...
Estou conhecendo seu "mundo" agora, mas já estou adorando!

Eu tb sou louca por livros, quando me dou ao luxo de passear por uma livraria sem pressa saio com pelo menos 3 livros nas mãos, aí falta tempo para ler tudo e vem outro que eu quero muito comprar e acabou lendo antes daqueles outros que comprei no mês passado, e por aí vai... Tb levo-os nas minhas poucas viagens e eles voltam intocados!
Mas preciso ter um livro por perto sempre. Sinto-me melhor assim!
Empresto os meus numa boa para poucas pessoas (aquelas que eu sei que vão cuidar e devolver), mas se eu quero mesmo ler algum eu prefiro comprá-lo do que emprestar de alguém.

Puxa, me identifiquei muito com vc já no primeiro post que li. Prometo que volto com mais tempo para ler mais de vc, ok?

Beijos
(urb)Anna

Tiago Moralles disse...

2.

Catarina Chagas disse...

Putz, eu sou exatamente assim. Acho que livraria é tipo supermercado, para fazer compras de carrinho.

Mas você precisa ver a minha mãe... Ela já saiu de casa à meia noite para ir na Argumento comprar um livro porque não tinha nada novo para ler em casa!

Wilson disse...

Olá, Anna!!!

Foi impossível não lembrar da belíssima canção: "...os livros são objetos transcendentes / mas podemos amá-los do amor táctil / que votamos aos maços de cigarro..."

Bjs mil,
Wilson

Anônimo disse...

Eu tenho uma preferençia meio esquisita (para alguns...) quanto a livros.
Eu sempre prefiro os "AudioBooks" que são os livros narrados em cd ou mp3, mas só gosto dos que são narrados pelos proprios autores.
Eu consigo me consentrar muito mais..adoro..faço longas caminhadas, as vezes quase 2 horas "ouvindo" um livro.
Sugiro que experimentem é muito bom.

Bj

Isabella Zappa disse...

é, o meu sonho também é ser como a catarina!!! se eu conseguisse ler no ônibus como ela, seria uma pessoa tão mais feliz!!!

Anônimo disse...

Tô devorando "Mas para vocês o que é o Amor?" Recomendo VIVAMENTE!!!

PS: Gostou da "Primavera"??

Bjs,


JC