quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Sau.da.de

Um sentimento bom ou ruim?

Bom de sentir porque é consequência de um sentimento bom. De um gostar imensurável. Saudade a gente só sente de coisa boa. De alguém, de um lugar, de uma época.

Ruim de sentir porque dói. Dói uma dor que não tem remédio. Nada faz passar. Uma dor que toma conta do peito e irradia para o resto do corpo. Uma dor física. Respirar dói. Tudo faz aumentar.

Matar a saudade? Só se ela fosse ruim. Ninguém em sã consciência mata uma coisa boa. Deixa ela chegar. Devagarzinho ou como uma avalanche. Não tem como evitar. Pode tentar ignorar. E acredite, a gente consegue se acostumar.

Saudade ou saudades? Singular ou plural? Coletivo de saudade? Conhece alguém que sente um pouquinho de saudade? Muuuitas saudades.

O sentimento mais cantado. Ah, as músicas... Aquelas que provavelmente foram feitas numa tentativa de aplacar esse sentimento. Músicas que fazem a gente sentir ainda mais saudades. Notas musicais que apertam o coração.

A palavra mais bonita do dicionário da língua portuguesa, que todo gringo adora pronunciar. Nas páginas cheias de verbetes fica fácil de explicar. Dá nome a pássaro, plantas e ao sentimento mais sentindo de quem sente alguma coisa.

Saudade sau.da.de sf (lat solitate) 1 Recordação nostálgica e suave de pessoas ou coisas distantes, ou de coisas passadas. 2 Nostalgia. 3 Ornit Pássaro muito atraente da família dos Cotingídeos (Tijuca atra); assobiador. 4 Bot Nome com que se designam várias plantas dipsacáceas e suas flores; escabiosa. 5 Bot Planta asclepiadácea (Asclepias umbellata). sf pl Lembranças, recomendações, cumprimentos. S.-da-campina: o mesmo que cega-olho, acepção 1. Saudades-de-pernambuco: o mesmo que jitirana-de-leite. Saudades-perpétuas, Bot: planta da família das Compostas (Xeranthemum annuum).

B., escrevi há uns meses atrás quando estava doendo muito em mim. Estava guardado e hoje pensei em você, na sua dor e resolvi postar. Mas não chora, tá?

5 comentários:

Renatinha disse...

Ando com tantas saudades hj que chorei com seu texto....
beijo
Re

UtópicA disse...

Bem que eu tentei, não chorar... http://biautopia.wordpress.com/2008/08/28/resposta-a-saudade/

Obrigada, sempre.
Beijos!

Garotas de Vinte e Poucos disse...

Saudade é bom pq só se sente saudade de coisa boa, e ruim pq só se sente saudade do ausente....
Primeira vez aqui, adorei!

Bjo
*lala*

Zagaia disse...

Bom, eu chorei... saudade é uma coisa que doi demais em mim... já sou nostalgico por natureza, então... imagine... lindo texto.

ANNA disse...

Re e Bia,
Dói em tudo mundo, né? A gente acha que é privilégio nosso...

Lala, bem-vinda e volte sempre!

Zagaia, tava sumido! Saudades.