segunda-feira, 30 de março de 2009

Íntimo & Pessoal

De volta ao curso de fotografia, esbarrei com um exercício que me causou uma primeira reação que desencadeou um monte de ações.

Exercício: fotografar com filme, câmera SLR, P&B.
Reação: não tem a menor chance! Não consigo fazer isso!
Ação: pegar uma câmera emprestada e comprar o filme! Ah, eu vou conseguir! Todo mundo pediu para fazer digital, então eu vou fazer em filme!

Os temas: Intimidade e Auto-retrato (conceitual, sem aparecer na foto!), eu juntei os dois e transformei em Íntimo e Pessoal.

Que exercício! Foram 2 semanas marcadas por uma série de "primeiras vezes" (ficou estranho isso, né?)

Foi a primeira vez que fotografei pensando antes o que ia fazer, pré-concebendo a idéia na minha cabeça antes de executar, buscando elementos que entrassem no tema sugerido, que combinassem com a história do p&b, tuda na caixola!! Normalmente minhas fotos "acontecem" - saio de casa sem saber com o que eu vou voltar! Dessa vez foi diferente e gostei MUITO!

Foi a primeira vez que fotografei em P&B! Sempre fotografo em cores e depois passo para P&B para ter as duas opções, mas gostei também dessa idéia de não ter opções. Ou é aquilo ou não é.

Foi a primeira vez que fotografei com filme em uma câmera SLR! Tudo no manual, direitinho, como manda o figurino. A demora entre o filme acabar, revelação, contato e ampliação quase me mataram de ansiedade. Quanto suspense! Mas posso diser que mandei muito bem para primeira vez: fotometria, foco, filtro, etc! Gostei dessa experiência apesar de ser impaciente para esperar o resultado mas esse foi um segundo exercício nesses dias.

Foi a primeira vez que fiquei nervosa de apresentar minhas fotos na sala. Alguém pode me explicar o por quê? Frio na barriga... Acho que foi o tema (e porque a maldita ordem alfabética me faz ser a primeira!)

O combinado era levar só 4 fotos, mas, claro que eu não consegui! Levei 8!

Como é cada vez mais difícil (e demorado) revelar filme, fazer o contato e ampliar, fiz as fotos também em digital com medo que não conseguisse tudo a tempo de levar na aula (e não ficou mesmo).

Então você pode ver aqui o resultado dessa experiência.

Bom, eu adorei esse gosto diferente, um poder de chamar essas fotos de "minhas"! Tomara que vocês gostem! ;)

Obrigada, Bia, que me emprestou seu brinquedinho, e Alex, que acompanhou de perto todo esse processo!

7 comentários:

UtópicA disse...

Fico lisongeada em ter colaborado pra uma experiência tão importante. Sei que foi dificil pegar o timming do disparo da minha "velhota"; ela é cheia de vontades e muito sentimental, mas gostou muito de voce!

beijos!

Ma disse...

Anna,

Lindas fotos!!!

Ma disse...

Anna,

Lindas fotos!!!

Ma disse...

Anna,

Lindas fotos!!!

Catarina Chagas disse...

Eu adoro fotografar P&B! E, embora tenha uma cybershot só para não dizer que souavessa a modernidades, gosto mesmo é de usar a velhinha!

Lindas as suas fotos.
Beijos

UrbAnna disse...

Anna,
Maravilhosas as suas fotos!
Parabéns! Eu amei!
um beijo
urbAnna

Anônimo disse...

Anna....entendo cada linha que você escreveu.
Minha 1 experiencia foi mais ou menos assim marcante tambem.

Você esta de parabens!! As fotos ficarma lindas!!
E assumo...vou copiar a idéia. E farei um "intimo e pessoal" tambem posso? rs

Beijoooo