domingo, 22 de junho de 2008

Salve Dalí

Eu não sou uma pessoa que curte muito o programa museu. Não sei quantas vezes já estive na frente do Louvre e nunca entrei! Prefiro ficar ali fora. O mesmo serve para outros grandes museus do mundo. Victoria & Albert? No way. A primeira vez que fui a Madrid uma (ex)tia chata dizia "Não deixe de ir no Reina Sofia" - tirei uma foto na porta e disse que fui. E que adorei.
Gosto de exposições específicas, centros culturais bacanas mas sempre fico com o pé atrás quando me sugerem visitar algum museu. Mas dessa vez, a dica veio de uma pessoa que também não gosta de museus então resolvi apostar.
O programa imperdível: pegar um trem de Barcelona até Figueres e conhecer o TeatroMuseu Dalí.

A primeira sensação ao avistar o templo do surrealismo é indescritível. E a medida que caminhava por entre aqueles delírios de Dalí pude ter certeza que ele era louco! Um gênio. Louco. E que devia usar algum tipo de droga barra pesada. Gênio. Louco. Alucinado.
Uma viagem passando por sua evolução nas fases impressionista, futurista, cubista até chegar no surrealismo, nas obras relacionadas a ciência e sua "brincadeira" sobre os trabalhos de Michelangelo e Velazquez. Sua adoração por Gala também é retratada, principalmente da fase impressionista.

O nome "Teatro-Museu" é perfeito já que o que acontece ali é um espetáculo surreal cheio de provocações, afirmações e sugestões. Áreas ao ar livre, galerias, grandes espaços, espelhos, claridade, escuridão... A cada passo uma surpresa.

Não vou contar muito porque espero que todos vocês possam um dia conhecer esse sonho teatral, como o próprio Dali definia a sua "casa".

Muitas imagens legais para mostrar mas deixo aqui mix ficarem com água na boca:
And that's all, folks! De volta ao Brasil e ao surrealismo da vida real.

Ah! Esqueci de contar quem foi que encontrei nas ruas de Figueres!! Ao invés de contar vou mostrar!

4 comentários:

Gastón disse...

bom, sou ratinho de museu. E o Reina Sofia está entre meus prediletos ;0)

Luiza Rudge Zanoni disse...

Eu gosto, mas confesso que tive uma overdose quando visitei mais de 1x todos os museus de Paris.

Beijo.

Renatinha disse...

Deve ser incrível!!!!!
Deu vontade de viajar!
beijos
Re

Marcela Cerqueira disse...

Ai que vontade de voltar lá por algumas horas e viajar um pouquinhos com suas loucuras! Que bom que vc gostou! :)