quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Presentes da natureza

Finalmente um dia dedicado ao turismo!!!

Na segunda feira, tive uma experiência inédita! Ou melhor, várias! Muita novidade (boa) num dia só! A viagem era para conhecer Massada e o Mar Morto. Pouco mais de 1:30 de Tel Aviv. O grupo era basicamente da galera de SP mas eram muito divertidos! O guia, uma figuraça, chamado Alberto, que misturava português com espanhol e foi explicando um monte de coisas interessantes no caminho.

De Jerusalém, do ponto mais alto, começamos uma descida de 1200 metros e logo no inicio saímos de uma vegetação bem verdinha para um imenso deserto!!! Incrível ver os beduínos com suas cabras e camelos! Um pouco diferente do imaginário criado pelas cenas de cinema mas incrível mesmo assim! De repente, um vale de mais de 100 km de diâmetro! Uma imensidão cercada de deserto e montanhas rosas, com o Mar Morto no meio!


Massada foi a montanha onde Herodes construi uma fortaleza, há 2000 anos atrás, para o dia que ele precisasse fugir e que nunca chegou a usar. Ela foi invadida sim pelos judeus em fuga mas mesmo sendo inacessível para um exercito, os romanos conseguiram construir uma rampa e quando iam chegar no topo os judeus se suicidaram pois preferiram morrer livres.

De lá, fomos para um Kibbutz Spa para a experiência Mar Morto! Esse ponto é o ponto mais baixo da Terra. A única maneira de ficar a 400 metros abaixo do nível do mar e estar vivo! Começa com uma piscina xexelenta de água sulfurosa (um cheiro horroroso de esgoto e aparência idem)! Mas quem está na chuva é para se molhar. Depois a famosa lama que dizem trazer excelentes benefícios terapêuticos. Eu achei meio nojentinho mas MUITO divertido!!! As fotos são super engraçadas! A gente fica irreconhecível! Tirar a lama sim é um problema! Acho que ainda tenho um pouquinho no ouvido ate hoje! Depois da lama, o Mar Morto (que não é mar e sim lagoa). É tanto sal, tanto sal, que você não afunda! Não consegue nem ficar em pé. A gente pode ler o jornal sentado em cima da água. Não tem areia e sim um piso que é uma enorme pedra de sal (nem da para entrar descalça). A densidade da agua parece óleo! Uma coisa surreal!!! Não se deve nem molhar o cabelo nem o rosto.

Foi o dia perfeito para não se falar em nada de cabala, mas sim exercer o dever de apreciar as coisas incríveis que a natureza coloca no nosso caminho.

Ah, no final, descobrimos que Elvis não morreu!!! Ele veio para Israel!

Nenhum comentário: